
TURNO MANHÃ
Tema: Ética na Pesquisa em Ensino de Biologia
Neste momento os professores são convidados a refletir sobre aspectos éticos ligados ao processo de criação e desenvolvimento de seus recursos educacionais. Os docentes da disciplina podem preparar roteiros ou checklists de elementos que precisam ser considerados para a proteção dos participantes da pesquisa, de maneira que eles possam ser usados pelos grupos para pensarem seus projetos de incubadora/recursos educacionais analisados na manhã do primeiro encontro.
Objetivo: Refletir sobre questões éticas no processo de pesquisa, desde a concepção do estudo até a publicação dos resultados.
- Fundamentos da Ética em Pesquisa
Introdução aos princípios éticos da pesquisa: consentimento informado, confidencialidade, entre outros.
Análise de casos práticos de dilemas éticos em pesquisas educacionais, plágio e o uso de inteligência artificial.
- Caso ainda haja tempo livre os docentes podem propor aos professores mestrandos algumas atividades em Grupo: Estudo de Casos Éticos
ATIVIDADE GERAL: Discussão de casos práticos envolvendo questões éticas na pesquisa. Grupos debatem soluções e apresentam suas conclusões. Oficina de submissão de projeto de pesquisa no CEP.
INDICAÇÃO DE LEITURA: (FAZER ESCOLHA A PARTIR DA RELAÇÃO DISPONIBILIZADA PARA O USO MAIS ADEQUADO DE CADA ASSOCIADA)
Link: Ética em pesquisa
Intervalo do almoço
TURNO TARDE
Tema: Submissão dos trabalhos a um evento científico da área ENEBIO ou ENPEC.
Objetivo: compreender as principais linhas de pesquisa do campo da pesquisa no Ensino de Biologia.
ATIVIDADE GERAL: Professores mestrandos podem ser estimulados a conhecer os sites do último ENEBIO e do último ENPEC, e serem estimulados a pensar, dentre as linhas possíveis para publicação, em qual submeteriam suas produções e por quê?
Podem inclusive explorar alguns artigos que estejam publicados nos Anais dessas linhas para verem se há trabalhos parecidos com os seus.
Plenária e Fechamento: discussão final sobre a importância da ética para a credibilidade da pesquisa em Ensino de Biologia.