Introdução à Disciplina (Manhã)
Apresentação do Programa da Disciplina
Atividade 1: Socialização
Apresentação dos Planos de Aula: Cada mestrando/grupo
apresentará o planejamento de aula que elaborou no IEB, utilizando uma
apresentação em PowerPoint ou programas de apresentações similares para
destacar a abordagem investigativa adotada. A apresentação deve ser clara e
objetiva, evidenciando as estratégias pedagógicas utilizadas.
Discussão: discussão sobre as modificações realizadas nos
planos de aula e como elas incorporam as abordagens investigativas. Quais os
impactos e a eficácia das mudanças implementadas? Quais os pontos fortes e as
áreas que podem ser melhoradas em cada plano?
Atividade 2: Discussão em Grupo sobre questões abordadas
nos textos lidos no pré-encontro
Em pequenos grupos serão discutidos os desafios e lacunas
formativas comuns enfrentados pelos mestrandos. Cada grupo deve escrever uma
síntese com base nos textos lidos previamente, que será socializada e discutida
durante a tarde.
ALMOÇO
Aprofundamento sobre uma Aula de Biologia (Tarde)
Atividade 3: Sistematização dos conceitos referentes ao
planejamento, implementação e avaliação de uma aula.
Atividade 4: Desafios da docência: cada grupo socializará a síntese dos trechos lidos pela
manhã e se fará discussão plenária.
Atividade 5: Produção Individual
Objetivo:
Desenvolver uma compreensão aprofundada sobre a prática do professor pesquisador, promover reflexões críticas sobre os desafios e lacunas formativas, e incentivar o desenvolvimento de habilidades investigativas no ensino de Biologia.
Orientações:
Responda por escrito às seguintes indagações, e poste suas
respostas.
● “Você se
considera um professor pesquisador?”
● “O que você
faz que é próprio do professor pesquisador?”
● “O que você
precisa aprender e/ou fazer para ser um melhor professor pesquisador?”
Utilize o ícone abaixo para enviar seu texto. Elabore em arquivo de texto, salve em PDF e envie na atividade abaixo.