Ale Lima: Eleko - histórias, culturas e experiências formativas (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Ana Mignot: Escola, memória e cultura escrita (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Denise: GHEMAT-RIO - Grupo de história da educação matemática (ME/DO)-Seminario de pesquisa
Ementa: Discutir sobre a constituição de novo campo de pesquisa em História da Educação Matemática na formação docente. Dialogar com a História da Educação e com a crítica documental empregada nos estudos do campo. Investigar as transformações curriculares, produção histórica dos saberes matemáticos em diferentes tempos pedagógicos. Reconhecer a área de História da Educação Matemática como campo fértil de pesquisas. Dar continuidade aos projetos de pesquisa dos pesquisadores do GHEMAT-RIO.
Bibliografia:
ALMEIDA, José Ricardo Pires. História da instrução pública no Brasil 1500-1889– História e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989[1a. ed. 1889].
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982[1a. ed. 1883]. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242356
CHERVEL, André). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria & Educação, 2, 177-228. 1990. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1
DE CERTEAU, Michel . A operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982
DE CERTEAU, M. Fazer com: usos e táticas. In: A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis 1994.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GIARD, L. história de uma pesquisa. In: DE CERTEAU. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.
GONDRA, José. A emergência da escola. São Paulo: Cortez, 2018.
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Educação em questão, v. 58, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969. Acesso em: 07 abr. 2020.
FRANÇA, D. M. A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). São Paulo: USP, 2012. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? . Curitiba: Appris,2019
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B; FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX) in: VALENTE, W.R; HOFSTETTER, R. Orgs. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção contextos da Ciência)
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
JULIA, Dominique. (2002) Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política. Rio de Janeiro: DP&A.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160851
OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do Simples/complexo para o fácil/difícil. In: Cadernos De História Da Educação, 14(1).2015 Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.
VALENTE, W. R; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica, Rev. Bras. Hist. Educ. vol.21, Maringá, 2021
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
VIDAL, Diana & SCHWARTZ, Cleonara (orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EFUFES/SBHE, 2010.
PINTO, Neuza Bertoni; OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. São Paulo: LF Editora, 2016. 240f.
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019.
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
Periódicos
Revista História da Educação. Pelotas: UFPEl. http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/index.html
Revista Brasileira de História da Educação. www.sbhe.org.br
Cadernos de história da Educação. Universidade Federal de Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Histedbr On-line. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Revista de História da Educação Matemática -http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Associações
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - http://www.sbpcnet.org.br/site/home/
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd – www.anped.org.br
Sociedade Brasileira de História da Educação – www.sbhe.org.br
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE: http://www.asphe.com.br/
Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ – ProPEd: www.proped.pro.br
GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática-https://ghemat-brasil.com.br/home/
Fontes:
Arquivo Nacional - www.arquivonacional.gov.br/
Biblioteca Nacional – www.bn.br
Hemeroteca Digital - http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
Arquivo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.aperj.rj.gov.br/
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal
Universidade de Chicago - http://www.crl.edu/brazil
Arquivo Público do Estado de São Paulo – Memória da Educação - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php
Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/ ou http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/publicacoes/doimperio
Real Gabinete Português de Leitura - http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/
Repositório da UFSC- https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769
Youtube
UNIFESP
Saberes de professores
Podcast
Folha na sala
Episódio 2 – A professora que ousou ensinar ciências às meninas no início do século XIX.
https://open.spotify.com/episode/536GIFXguAr2YnWPJgwCMd?si=e369013afddf4375
No item apresentação de Pesquisas em andamento pelo GHEMAT-Rio pode ser apresentados: Projetos de pesquisa; Textos de qualificação, artigos que estão em andamento ou publicados, dissertações e teses defendidas.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia:
ALMEIDA, José Ricardo Pires. História da instrução pública no Brasil 1500-1889– História e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989[1a. ed. 1889].
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982[1a. ed. 1883]. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242356
CHERVEL, André). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria & Educação, 2, 177-228. 1990. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1
DE CERTEAU, Michel . A operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982
DE CERTEAU, M. Fazer com: usos e táticas. In: A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis 1994.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GIARD, L. história de uma pesquisa. In: DE CERTEAU. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.
GONDRA, José. A emergência da escola. São Paulo: Cortez, 2018.
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Educação em questão, v. 58, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969. Acesso em: 07 abr. 2020.
FRANÇA, D. M. A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). São Paulo: USP, 2012. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? . Curitiba: Appris,2019
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B; FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX) in: VALENTE, W.R; HOFSTETTER, R. Orgs. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção contextos da Ciência)
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
JULIA, Dominique. (2002) Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política. Rio de Janeiro: DP&A.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160851
OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do Simples/complexo para o fácil/difícil. In: Cadernos De História Da Educação, 14(1).2015 Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.
VALENTE, W. R; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica, Rev. Bras. Hist. Educ. vol.21, Maringá, 2021
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
VIDAL, Diana & SCHWARTZ, Cleonara (orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EFUFES/SBHE, 2010.
PINTO, Neuza Bertoni; OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. São Paulo: LF Editora, 2016. 240f.
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019.
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
Periódicos
Revista História da Educação. Pelotas: UFPEl. http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/index.html
Revista Brasileira de História da Educação. www.sbhe.org.br
Cadernos de história da Educação. Universidade Federal de Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Histedbr On-line. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Revista de História da Educação Matemática -http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Associações
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - http://www.sbpcnet.org.br/site/home/
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd – www.anped.org.br
Sociedade Brasileira de História da Educação – www.sbhe.org.br
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE: http://www.asphe.com.br/
Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ – ProPEd: www.proped.pro.br
GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática-https://ghemat-brasil.com.br/home/
Fontes:
Arquivo Nacional - www.arquivonacional.gov.br/
Biblioteca Nacional – www.bn.br
Hemeroteca Digital - http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
Arquivo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.aperj.rj.gov.br/
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal
Universidade de Chicago - http://www.crl.edu/brazil
Arquivo Público do Estado de São Paulo – Memória da Educação - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php
Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/ ou http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/publicacoes/doimperio
Real Gabinete Português de Leitura - http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/
Repositório da UFSC- https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769
Youtube
UNIFESP
Saberes de professores
Podcast
Folha na sala
Episódio 2 – A professora que ousou ensinar ciências às meninas no início do século XIX.
https://open.spotify.com/episode/536GIFXguAr2YnWPJgwCMd?si=e369013afddf4375
No item apresentação de Pesquisas em andamento pelo GHEMAT-Rio pode ser apresentados: Projetos de pesquisa; Textos de qualificação, artigos que estão em andamento ou publicados, dissertações e teses defendidas.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
José Gondra: NEPHE- Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Lia Faria: Laboratório Educação República (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Márcia Cabral: Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Maria Celi: História e memória das políticas educacionais no território fluminense (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Paula: GRHER – Grupo de Estudos História da Educação e Religião (ME/DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Sonia: NIPHEI - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (DO)
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês