Orientações

Orientações:

Leia cada um dos textos indicados com atenção, buscando compreender os pontos principais e as contribuições de cada autor para o ensino de Biologia e metodologias investigativas. Identifique dois trechos que considera mais significativos de cada texto. Esses trechos devem destacar ideias ou insights importantes que podem ser aplicados ou discutidos em sala de aula.

Texto 1:  Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Autores: BORGES, Regina Maria Rabello; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 165-175, 2007. Link para acesso: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen06/ART10_Vol6_N1.pdf Data de Acesso: 03 jun. 2024

Texto 2:  As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias. Autores: MACHADO, Vitor Fabrício; SASSERON, Lucia Helena. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 29-44, maio/ago. 2012. Link para acesso: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229/2794 Data de Acesso: 03 jun. 2024

Texto 3: Review Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Autores: PEDASTE, Margus et al. Fonte: 2015. Link para acesso: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1579993&forceview=1 Data de Acesso: 03 jun. 2024

Texto 4 : Estruturação de perguntas no ensino de ciências por investigação: uma proposta visando a alfabetização científica. Autores: SANTANA, Uilian dos Santos; SEDANO, Luciana. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2391 Data de Acesso: 03 jun. 2024

Texto 5: MORI, Lorraine; CUNHA, Marcia Borin da. Problematização: possibilidades para o ensino de química. Revista Química nova na escola, v. 42, n. 2, p. 176-185, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/10-EQF-41-19.pdf

Texto 6 : DELIZOICOV, Demétrio Delizoicov; MÜNCHEN, Cristiane Muenchen. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação (Bauru), Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2014. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/ciedu/a/y3QT786pHBdGzxcsRtHTb9c/?format=pdf&lang=pt 

Texto 7: SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e argumentação em sala de aula: a construção de conclusões, evidências e raciocínios. Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.22 | e20073 | 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/HXZSm3b7mGsNbHtsv9WHvXv/

Texto 8: SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): UM MÉTODO DE APRENDIZAGEM INOVADOR PARA O ENSINO EDUCATIVO. HOLOS, [S. l.], v. 5, p. 182–200, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.2880. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880 

VOLTAR

Last modified: Monday, 29 July 2024, 12:36 PM