Atividade 1 - Fórum: O que me intriga

Dificuldades no Ensino de Biologia: Reflexões e Discussões

Dificuldades no Ensino de Biologia: Reflexões e Discussões

by Thiago Gomes Teixeira -
Number of replies: 1

Existem diversas dificuldades a serem enfrentadas, tanto internas quanto externas, no contexto educacional. Dentre elas, destacam-se:

  1. Insuficiência de equipamentos no laboratório, uma vez que o espaço físico foi construído, porém a falta de adequada equipagem é evidente, desde a ausência de microscópios até a escassez de reagentes. Adicionalmente, há carência de materiais didáticos, como livros.
  2. Os livros didáticos disponibilizados para escolha são repletos de termos técnicos e raramente contextualizam os conteúdos de forma relevante para a realidade dos alunos.
  3. Dificuldades em trabalhar conceitos abstratos com os estudantes devido à falta de recursos eletrônicos na sala de aula, como televisão, e quando há disponibilidade, a ausência de acesso à internet.
  4. Minha monografia abordou a problemática da fragmentação dos conteúdos de biologia, identificando a falta de conexão entre os temas estudados, que são frequentemente apresentados em capítulos independentes nos próprios livros didáticos.
  5. Alguns alunos priorizam a memorização de palavras em detrimento da compreensão de seus significados e da aplicação no contexto cotidiano, o que pode ser reflexo de um ensino tradicional que valoriza essa abordagem superficial.
  6. Os estudantes do ensino médio enfrentam dificuldades em compreender a tridimensionalidade de alguns conceitos, como cortes transversais de imagens em livros didáticos, o que requer atividades práticas com aquisição de materiais. Essa situação pode ser ainda mais desafiadora para estudantes de baixa renda, que não possuem recursos financeiros para adquirir esses materiais, ou para escolas com limitações orçamentárias. Além disso, nem sempre é possível utilizar materiais reciclados.
  7. Dificuldades em promover a interação com outros professores com o intuito de realizar abordagens interdisciplinares, visto que a maioria não dispõe de tempo adequado para esses encontros, muitas vezes precisando complementar sua renda com atividades em outros locais.
  8. A falta de preparo para lidar com alunos com deficiência, incluindo os neurodiversos, é evidente, e a demanda por atividades adaptadas muitas vezes não é suprida de forma adequada.
  9. Na questão externa, posso observar que a maioria dos pais não receberam um ensino de qualidade e não incentivam seus filhos para o estudo dos conceitos de Biologia e muitas vezes ensinam informações inadequadas, como o caso dos movimentos antivacinas.

Embora essas questões possam variar de escola para escola, é possível inferir que são problemas frequentes no contexto educacional do estado.


In reply to Thiago Gomes Teixeira

Re: Dificuldades no Ensino de Biologia: Reflexões e Discussões

by ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES -
Thiago
Você trouxe vários itens importantes e que poderiam desdobrar novos fóruns, sobretudo sobre as discussões sobre alfabetização científica e falta de políticas públicas para o ensino,

Seu tema de monografia, citado no fórum, mostra sua experiência prévia na analise de materiais didáticos, o que será de grande contribuição para a construção do seu projeto futuro de de dissertação.