INTRODUÇÃO
Carga horária: 30 h
Ementa: Planejamento e aplicação em sala de aula de atividades didáticas em Biologia. Reflexões sobre experiências e resultados.
Considerações Gerais
Nas salas de aula do ensino médio, com frequência, os temas biológicos são apresentados de forma descritiva, resultando no estudo da biologia como um mero exercício de memorização. Para além de uma visão equivocada da natureza da biologia e da falta de compreensão dos próprios conceitos, esse percurso representa um prejuízo na formação de jovens, visto que essa forma de ensino diminui a possibilidade de desenvolvimento de uma série de habilidades e competências inerentes ao processo de aprendizagem de uma ciência frequentemente experimental, como é o caso da biologia. Uma abordagem possível é levar os alunos a “construírem” eles mesmos conceitos básicos da biologia (novos para eles), percorrendo um caminho similar ao feito pelos cientistas, usando uma abordagem investigativa.
Uma abordagem investigativa em sala de aula, como já discutido em IEB e BSA, pressupõe a apresentação de uma pergunta ou situação-problema referente ao tema biológico, que deve favorecer o levantamento de hipóteses1 para sua solução. Essas hipóteses devem ser testadas para verificar a sua validade envolvendo nesse processo a busca de novas informações sobre o tema que pode ser feita de várias maneiras, por exemplo, pelo desenho e realização de experimentos para observação e coleta de dados ou recorrendo a uma pesquisa bibliográfica. Após obtenção de novas informações, os estudantes são estimulados a rediscutirem e argumentarem sobre as possíveis respostas ao problema na busca de uma finalização ou encaminhamento de solução da situação problema apresentada, confirmando ou refutando as hipóteses iniciais e chegando a conclusões. É importante ressaltar que o foco da atividade deve estar centrado no conteúdo biológico, cuja compreensão é o objetivo principal da atividade, sendo a metodologia um modo de atingir este objetivo, sem prejuízo de uma possível contextualização com o cotidiano. É também importante lembrar que neste processo, os estudantes desenvolvem uma série de competências tais como desenhar experimentos para responder perguntas especificas; criar, representar, ler e interpretar informações na forma de gráficos; usar ferramentas conceituais como tabelas de meia-vidas, argumentar com base em evidências; realizar trabalhos de forma colaborativa e, principalmente, desenvolver a capacidade de avaliar criticamente os fenômenos e processos biológicos e suas implicações.
Artigos variados.