Perspectivas e Tendências no Ensino
de Biologia (Manhã)
Atividades Integradas: Abordagens e
Metodologias no Ensino de Biologia
Atividade 1: Apresentação de seminário pelos
grupos. Cada grupo será responsável por uma das seguintes
abordagens/metodologias:
Experimentação;
Metodologias Ativascolocar em ordem alfabética)
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
Aprendizagem Baseada em Projetos
Sala de Aula Invertida
Gamificação
Estudo de Caso ou Aprendizagem Baseada em Casos
Aprendizagem Cooperativa
Aprendizagem Baseada em Equipe
Redescoberta
Atividade 2: Elaboração de Perguntas
Problematizadoras com ênfase no processo investigativo: cada grupo elaborará
perguntas problematizadoras relacionadas à sua abordagem/metodologia escolhida.
As perguntas devem incentivar uma compreensão mais profunda do conteúdo visto
em Biologia 1 e estimular a investigação e reflexão. As perguntas selecionadas
pelo grupo devem ser registradas.
Atividade 3: Análise dos Casos de aulas de
Biologia. Cada grupo receberá e analisará um de 5 casos, refletindo sobre como
podem ser adaptados ao seu cotidiano profissional e integrando o que foi
discutido e acordado na formulação das perguntas problematizadoras elaboradas.
Atividade 4: Apresentação e Discussão das
Perguntas: cada grupo apresentará suas perguntas problematizadoras ao restante
da turma, contextualizando-as. Os demais grupos e o professor fornecerão
feedback, discutindo a relevância e clareza das perguntas elaboradas dentro do
contexto proposto.
Atividade 5: Sistematização do conteúdo
discutido. Aprofundamento dos conceitos sobre tendências e perspectivas no
Ensino de Biologia, ressaltando a importância das abordagens discutidas.
Reflexão e Planejamento (Tarde)
Atividade 6: Reflexão e Planejamento: Em seus
grupos discutam o feedback recebido pela manhã. Cada grupo deverá revisar e
aprimorar suas perguntas problematizadoras com base nas sugestões recebidas, registrando-as.
Atividade 7: Desenvolvimento de Atividades:
Cada grupo criará uma atividade baseada na abordagem/metodologia que lhes foi
atribuída. As atividades devem incluir as perguntas problematizadoras
elaboradas e integradas ao conteúdo da disciplina Biologia I.
Atividade 8: Apresentação das Atividades: Cada
grupo apresentará sua atividade ao restante da turma. Feedback:
O professor e os demais grupos fornecerão feedback sobre a aplicação das
abordagens/metodologias e a eficácia das perguntas problematizadoras.
Atividade 9: Fechamento do Encontro/Roda
de Conversa
Discussão geral sobre os desafios e aprendizados
do dia. Será destacado as principais lições e incentivará a aplicação das
abordagens/metodologias em futuras práticas docentes.