Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Meta: Espera-se que os alunos reconheçam, identifiquem e descrevam a
informação contida em árvores filogenéticas, compreendo as conexões entre as
diferentes formas de vida através do processo de descendência com modificação.
Espera-se, ainda, que os mestrandos reconheçam a relação existente entre as
classificações filogenéticas e as hipóteses filogenéticas, possibilitando,
assim interpretações mais profundas acerca dos compartilhamentos de
características homólogas e da capacidade preditiva de diversos aspectos biológicos
nas diferentes linhagens.
O bloco 2 divide-se me dois encontros e tem como objetivo:
· Identificar
os diferentes níveis de organização taxonômica.
· Entender as formas de classificações, com ênfase em classificações biológicas e sua relação com a filogenia.
· Interpretar árvores filogenéticas, identificando tempo relativo, relações de parentesco e capacidade preditiva.
· Investigar tipos de similaridades (homologias e homoplasias) utilizadas em métodos para a geração de hipóteses de relacionamento filogenético.
· Discutir sobre nomenclatura e estabilidade de nomes científicos.
Para o bom andamento das atividades recomendamos que:
· Faça a leitura prévia dos conteúdos que serão trabalhados a cada encontro;
· Assista aos vídeos indicados e responda a atividade pré-encontro;
· Anote todas as suas dúvidas, pois há oportunidade para esclarecimentos ao início de cada encontro;
· Seja pontual e assíduo.
Eldredge, N. 2010. How Systematics Became “Phylogenetic”. Evolution: Education and Outreach, v. 3, p. 491-494. Link
Gregory, T.R. 2008. Understanding Evolutionary Trees. Evolution: Education and Outreach, v. 1, p. 121–137. Link
Guerra, T. M.; Guerra, V. F. D. 2017. Um passeio pela classificação biológica. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância. 32 p.:il. Link
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Russo, C.A.M. e André, T. 2019. Science and Evolution. Genetics and Molecular Biology. 42-120-124 (tradução disponível) Link
Santos, C. M. D. 2008. Os dinossauros de Hennig: sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Scientiae Studia, v. 6, n. 2, p. 179-200. Link
Santos, C. M. D; Calor, A. R. 2007. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética – I. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 2. Link
Santos, C. M. D; Calor, A. R. 2007. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética – II. Ciência & Ensino, vol. 2, n. 1. Link
Schramm, T., Schachtschneider, Y. & Schmiemann, P. 2019 Understanding the tree of life: an overview of tree-reading skill frameworks. Evolution: Education and Outreach, v. 12, p. 11. Link