Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Meta: Discutir a interação entre genes e as bases da herança complexa. Discutir as diferenças entre padrões de herança monogênica e multifatorial. Contextualizar herança multifatorial com situações do cotidiano e discutir possibilidades de aproximação do conteúdo no contexto escolar.
Assista o vídeo das irmãs Lucy e Maria:
Após a leitura dos textos, assim como o conhecimento transmitido no próximo vídeo, como você explicaria, geneticamente, para seus colegas, a ocorrência de gêmeas, filhas do mesmo casal, apresentando fenótipos tão diferentes (responda, usando no máximo 250 palavras)
1. Albinismo: raro, mas não invisível. Genética na Escola Março 2021.
https://www.geneticanaescola.com/revista/article/view/356/323
2. La Biología del Color de la Piel | HHMI BioInteractive Video
Atividade 2: Faça a leitura dos trechos selecionados a partir do artigo “Bases biológicas da pigmentação da pele em humanos: a utilização do conhecimento biológico no combate da eugenia e da segregação racial”, cujo texto integral também está disponibilizado para que possa ser lido na íntegra ou para que dúvidas de contexto possam ser esclarecidas.
Os trechos emoldurados trazem detalhes da produção dos tipos de melanina e outros aspectos relevantes para a tonalidade da pele.
Após leitura, escreva um parágrafo (máximo de 250 palavras) discutindo a correlação entre cor da pele e raça em humanos, tendo em vista aspectos biológicos.
Consulte o material suplementar, também relacionado à cor de pele.
1. Discussão da Atividade Avaliativa do Encontro 3 e Atividade 2 Pré-encontro
2. ATIVIDADE 3 – Um fenótipo, muitos genes
Como abordado no encontro anterior e com a leitura pré-encontro: “Albinismo: raro, mas não invisível” existem vários tipos de albinismo. Dessa forma, um casal de albinismos pode gerar filhos com pigmentação. Considerando um casal não aparentado, ou seja, cujos indivíduos não são parentes, e que os alelos mutantes na população não são frequentes, é mais provável que este casal apresente mutações diferentes para a condição.
Distribuídos em equipes, vocês deverão analisar alguns casos e propor respostas às questões propostas.
Discussão da ATIVIDADE 3
3. Discussão da ATIVIDADE 1 – Pré-Encontro
4. Atividade avaliativa (individual presencial)
Discussão da Atividade avaliativa
Discussão da Atividade integrativa
Atividade 04 -
Cor de pele define raça?
Começamos assistindo o Vídeo “Qual a raça do brasileiro?” do Átila Iamarino no Youtube até 14min e 34seg
Agora, vamos trabalhar em um ponto importante levantado no vídeo, a diferença entre diversidade genética dentro de um grupo e entre grupos da mesma espécie.
Discussão da Atividade 04