Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Meta: Integração do conhecimento da estrutura de gene eucariótico codificador de proteína e estrutura de cromatina com controle de expressão gênica. Relação entre o paradoxo de maior número de proteínas do que número de genes em humanos e a maturação de RNA.
Material a ser levado para o Encontro 2: papel, lápis coloridos ou giz de cera, cola branca e tesoura
As atividades pré-encontro serão importantes para desenvolvimento de atividades na aula presencial. Lembre-se que nosso encontro é a melhor oportunidade para esclarecimento de dúvidas e partilhamento de ideias. Leia todos os itens da atividade antes de começar a realizá-la.Tarefa 1 Pré-encontro 2: V ou F sobre estrutura de gene eucariótico, transcrição, processamento de mRNA, regulação gênica. Analise se as afirmações no arquivo em anexo são verdadeiras ou falsas utilizando seu próprio conhecimento. Tente reescrever as afirmativas falsas, corrigindo-as.
Tarefa 2 Pré-encontro 2: Assista os vídeos a seguir e leia o artigo recomendado. Em seguida redija um breve texto respondendo as seguintes questões sobre o controle de iniciação de transcrição, tendo em vista que a regulação da expressão gênica responde a fatores ambientais, sejam externos ou internos.
a) A ação do ambiente é restrita a mecanismos epigenéticos? O que caracteriza a epigenética?
b) Existe diferença entre o controle de início de transcrição em procariotos e eucariotos? Faça uma comparação entre os dois tipos de organismos.
E seja lido o artigo: Bozelo, G., Taufer, N. P., Patel, Y. B. K., Yoshikawa, A. A. G., Guimarães, G. P., Aguiar, J. D., Muniz, Y. C. N., & Lindenau, J. D.-R. (2023). Como a alimentação afeta a saúde: a influência da epigenética. Genética Na Escola, 18(2), 109–115. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2023.458
Esclarecimentos de conceitos e mecanismos podem ser encontrados em:
Sugestão: vídeos adicionais estão listados na seção “Material suplementar Encontro 2” para complementar seu entendimento.
Agora você está pronto para o Encontro. Registre as dúvidas para discutirmos em sala.
1. Discussão sobre a atividade avaliativa individual realizada ao final do encontro anterior e sobre a questão entre encontros.
2. Discussão das Tarefas 1 e 2 pré-encontro 2 – levantamento e esclarecimento de dúvidas das atividades pré-encontro.
3. Atividade 2 - Gene
em pedaços: Entendendo e discutindo a estrutura de genes que codificam
proteínas
Em grupos, vamos construir um modelo de gene eucarioto codificador de proteína, usando os elementos presentes no arquivo Atividade 2.pptx. Selecione os que constituem um gene para recortar e colar em uma ordem lógica e coerente. Os retângulos vazios podem ser utilizados como espaçadores ou se você achar que está faltando alguma parte no seu gene. Se tiver dúvida no significado do nome utilizado para identificar algum elemento, procure na bibliografia ou pergunte ao docente.
Corte e cole quantas peças achar necessário.Após a realização da atividade, vocês deverão apresentar os modelos preparados e participar de uma discussão geral.
Para saber mais: O conceito de gene ainda não está bem estabelecido. Ficou curioso? Acesse o material.
4. Atividade 3 - Processamento do RNA
O mRNA vai refletir exatamente o gene que o codifica? Vamos fazer um exercício usando um exemplo real. Divididos em grupos deverão responder as questões.
Você vai precisar de lápis colorido para esta atividade.
Material suplementar do Encontro 2: