Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Metas
Ao final do encontro, teremos discutido:
A estrutura e a dinâmica, os desafios para conservação e o uso sustentável dos diferentes ecossistemas brasileiros de acordo com as realidades e contextos locais.
A Educação Ambiental como estratégia aos desafios socioambientais desencadeados por emergência da crise ambiental planetária, e propor aportes teóricos e práticos sobre ações da educação ambiental escolar no Brasil.
Identificar e compreender as propriedades emergentes dos ecossistemas
Identificar riscos ambientais causados por atividades humanas;
Discutir os conceitos de serviços ambientais e uso sustentável;
Discutir o conceito de soluções baseadas na natureza;
Entender as macrotendências da Educação Ambiental identificando suas diferenças e complementaridades no contexto da relação sociedade-natureza;
Analisar o impacto da sociedade de consumo na vida humana, no capital natural e no meio ambiente;
Dialogar sobre o papel da Educação Ambiental em estratégias de adequação climáticas e prevenção de riscos ecológicos e socioambientais;
Adotar os índices dos ODS/AGENDA 2030 como indicadores de demandas para elaboração de propostas de EA escolar.
Conceitos fundamentais: elementos bióticos e abióticos dos ecossistemas, produtividade e fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos, elementos da paisagem (fragmentos e matriz), sucessão e restauração, biomas, serviços ambientais, sustentabilidade ambiental, soluções baseadas a natureza, conservação e preservação da natureza.
Conceitos fundamentais: Políticas Públicas de Educação Ambiental; Macrotendências da Educação Ambiental; Sociedade de Consumo (lucro e desigualdade social, ciclo de produção de bens de consumo); O papel da educação ambiental na adaptação climática; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS/AGENDA 2030 no espaço escolar.
Atividades pré-encontro para o período da manhã presencial
As atividades Pré-encontro serão importantes para o desenvolvimento de atividades na aula presencial. Leia todos os itens das atividades antes de começar a realizá-las.
Vocês devem se organizar em grupos de até 5 pessoas (se possível) para abordarem aspectos socioambientais do contexto do local em que vive, ou da escola onde trabalha. Como sugestão pode-se recomendar que cada componente do grupo pesquise sobre um dos seguintes temas, usando como recorte espacial o município da associada do ProfBio (poderá ser ampliado para municípios do entorno):
1. Elementos bióticos (principais vegetações naturais) e abióticos (rios, lagos, tipos de solo, ...)
2. Unidades de conservação – (parques urbanos ou não, APAs, RPPNs, etc.)
3. Uso do solo (cultivos, pecuária, região urbana, região industrial, rodovias, etc.)
4. Ameaças para conservação (lixão, poluição, degradação de hábitats, etc.)
5. Exemplos de uso sustentável ou solução baseada na natureza (vegetação para controle de temperatura e umidade, reciclagem, projetos de compostagem, sistema agroflorestal, agricultura orgânica, etc.)
Atividades pré-encontro para o período da tarde presencial
Realizar as Leituras dos artigos 1 e 2 e acesso ao link 3 para conhecimento e uso na aula presencial:
1 POMIER LAYRARGUES, PHILIPPE; LIMA, GUSTAVO FERREIRA DA COSTA. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. (Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, 2014).
2 UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório / editado por Tereza Moreira e Rita Silvana Santana dos Santos. – Brasília: UNESCO, 2020. 72 p., il.
3 Acesso aos índices dos ODS – LINKCronograma:
Encontro Presencial |
|
8:00h–10h |
Reunião dos grupos para criação de mapas e discussão das perguntas propostas |
10h – 10:15h- |
intervalo |
10:15h-12:00h |
Recomendação para Exposição dialogada: Conteúdos voltados para a dinâmica dos ecossistemas, produtividade e fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos e ecologia de paisagem, conservação, sustentabilidade e Governança Climática como estratégia para a Conservação ambiental |
12:00h-13:00h |
ALMOÇO |
13:00h-14:30h |
Exposição dialogada: A EA no Cenário das Políticas Públicas e as Macrotendências da EA e “Adaptação Climática e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/AGENDA 2030” |
14:30-17:00h |
Acesso aos índices dos ODS ELABORAR UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL voltada à aplicação com seus estudantes da educação básica. Estrutura da proposta Apresentação das propostas – Atividade Final. |
ENCONTRO PRESENCIAL MANHÃ
8:00h-10h – Atividade interativa
Cada grupo vai desenhar os limites do município pesquisado sobre cartolina e, utilizando canetas (giz de cera, lápis) de diferentes cores, representará os elementos pesquisados na atividade pré-encontro.
Após confeccionar o mapa, discutir as seguintes perguntas
1. Em qual(is) bioma(s) seu mapa está inserido? Quais foram os ecossistemas identificados?
2. Qual é a principal atividade econômica do município onde você vive? Ela depende de serviços ambientais? Quais? Quais são as principais ameaças ambientais que esta atividade causa?
3. Conhece alguma atividade econômica sócio-ambientalmente sustentável ou uma solução baseada na natureza desenvolvida na região onde vive?
10:15h-12:00h – Exposição dialogada e Planejamento de uma proposta de intervenção na Educação Básica
Aprofundamento teórico envolvendo os conceitos fundamentais relacionados a biomas, ecossistemas e suas propriedades emergentes (fluxo de energia e ciclos biogeoquímicos), ecologia de paisagens (fragmentação, perda de hábitat e sua relação com biodiversidade), serviços ecossistêmicos e uso sustentável, soluções baseadas na natureza, conservação da biodiversidade.
Concomitantemente o grupo deve planejar uma atividade investigativa para a educação básica a partir dos conteúdos discutidos na atividade anterior.
Apresentação dialogada das propostas de atividades para a educação básica.
ENCONTRO PRESENCIAL TARDE
Exposição dialogada mediada pelo professor (a): “A EA no Cenário das Políticas Públicas e as Macrotendências da EA” e “Adaptação Climática e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/AGENDA 2030”
Vocês serão orientados a escolherem alguns indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/AGENDA 2030 de sua região (estado, cidade) dos que serão disponibilizados (projetados ou impressos pelo professor). E, também, estarão disponíveis na plataforma: LINK
Ao analisarem os indicadores, vocês deverão elaborar UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Bibliografia:
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS CIDADES - BRASIL (ODS) – https://idsc-br.sdgindex.org/ https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/
LAYRARGUES, P. P.; G. F. C. LIMA. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt&format=pdf (em português)
LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: LINK Acesso em: 10 mai.2023.
LEONARD, A. A história das coisas: Da Natureza ao Lixo, o que Acontece com Tudo que Consumimos. Ed. Zahar. 2011.
MILLER, G.T. & SPOOLMAN, S. E. 2013 Ecologia e Sustentabilidade. Cengage Learning, 400 p. ISBN: 9788522111527
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030, 13 outubro 2015. Disponível em: LINK. Acesso em: 25 abr. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030, 13 outubro 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023. [LINK].
POMIER LAYRARGUES, PHILIPPE; LIMA, GUSTAVO FERREIRA DA COSTA. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. (Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, 2014.).
UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório / editado por Tereza Moreira e Rita Silvana Santana dos Santos. – Brasília: UNESCO, 2020. 72 p., il.
V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Disponível em: LINK. Acesso em: 25 abr. 2023.
ZZURICH. Podemos Juntos Limitar o Aquecimento Global a 1,5 °C? Relatório de Mudanças Climáticas do Zurich Insurance Group 2021