Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Nas próximas três semanas trabalharemos os seguintes assuntos:
1º encontro: Ecologia de organismos
a populações e comunidades
2º encontro: Ecossistemas, conservação e educação ambiental
3º encontro: Atividade de campo: explorando o ambiente
Para o bom andamento das atividades recomendamos que:
· Faça a leitura prévia dos conteúdos que serão trabalhados a cada encontro;
· Assista aos vídeos indicados e responda a atividade pré-encontro;
· Anote todas as suas dúvidas, pois há oportunidade para esclarecimentos ao início de cada encontro;
· Seja pontual e assíduo.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS CIDADES - BRASIL (ODS) – https://idsc-br.sdgindex.org/ https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/
LAYRARGUES, P. P.; G. F. C. LIMA. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt&format=pdf (em português)
LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: LINK Acesso em: 10 mai.2023.
LEONARD, A. A história das coisas: Da Natureza ao Lixo, o que Acontece com Tudo que Consumimos. Ed. Zahar. 2011.
MARANDINO, SELLES & FERREIRA. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. Editora: Cortez, 2009.
MIDDLEBROOKS, M.L. & SALEWSKI, E. 2020. Self guided field trips take invertebrate zoology students away from their screens and into the environment for hands-on learning. Invertebrate Biology 2021:140:e12325.
MILLER, G.T. & SPOOLMAN, S. E. 2013 Ecologia e Sustentabilidade. Cengage Learning, 400 p. ISBN: 9788522111527
MOORE, G.A., KERR, R.G., HADGRAFT, R.G. 2008. Self-guided field trips for students of environments. Proceedings of the 2008 AeeE Conference, Yeppoon, QLD.
MOTOKANE, M. T. (2015). Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(spe), 115-138.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030, 13 outubro 2015. Disponível em: LINK. Acesso em: 25 abr. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030, 13 outubro 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023. [LINK].
POMIER LAYRARGUES, PHILIPPE; LIMA, GUSTAVO FERREIRA DA COSTA. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. (Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, 2014.).
RICKLEFS. R. E. A Distribuição e a Estrutura
Espacial das Populações. In: A Economia da Natureza. 6ª Ed. Rio de Janeiro.
Guanabara Koogan. 2006.
RICKLEFS. R. E. Interações entre as Espécies. In: A Economia da Natureza. 6ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.
SILVA A. C.B; PELLI, A. Estado Atual de Conhecimento de Dinâmica de Populações. Ensaios e Ciência, v. 23, n. 3, p. 256-261, 2019.
UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório / editado por Tereza Moreira e Rita Silvana Santana dos Santos. – Brasília: UNESCO, 2020. 72 p., il.
V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Disponível em: LINK. Acesso em: 25 abr. 2023.
WHEATER, C.P., BELL, J.R., AND COOK, P.A. 2011. Practical Field Ecology: A Project Guide. John Wiley & Sons, Hoboken, NJ. ( No primeiro capítulo (Preparation), onde há uma espécie de checklist de equipamentos mínimos para o trabalho de campo.)
ZZURICH. Podemos Juntos Limitar o Aquecimento Global a 1,5 °C? Relatório de Mudanças Climáticas do Zurich Insurance Group 2021.