Geral
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Caro(a) mestrando(a), bem-vindo(a) à Disciplina Biologia II do ProfBio!
Prof. responsável (Nacional): Valéria Muschner
Metas:
Ao final do encontro teremos discutido:
Os conceitos ecológicos relativos a organismos, populações e comunidades de forma prática, integrada e contextualizada;
As propriedades emergentes de organismos, populações e comunidades e suas escalas espaciais e temporais;
Os processos de organização de populações e de comunidades;
As interações ecológicas nos níveis de população e de comunidade;
As dinâmicas espaço-temporais das populações e comunidades;
As consequências de perturbações naturais e antrópicas para a conservação das populações e comunidades.Bibliografia Básica recomendada:
RICKLEFS. R. E. A Distribuição e a Estrutura Espacial das Populações. In: A Economia da Natureza. 6ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.
RICKLEFS. R. E. Interações entre as Espécies. In: A Economia da Natureza. 6ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.
SILVA A. C.B; PELLI, A. Estado Atual de Conhecimento de Dinâmica de Populações. Ensaios e Ciência, v. 23, n. 3, p. 256-261, 2019.
Atividade Pré-encontro 1:
As atividades Pré-encontro serão importantes para o desenvolvimento de atividades na aula presencial. Leia todos os itens das atividades antes de começar a realizá-las.
Leitura 1: Estado Atual de Conhecimento de Dinâmica de Populações.
A partir do cenário hipotético da imagem de um ambiente completo* construir cenários de contextos locais (da sua realidade), inserindo os níveis de organização em ecologia (indivíduos, populações, comunidade, ecossistema e biosfera).
*Cenário hipotético - Atividade 2 - Níveis de organização da ecologia
Horário |
Atividade |
Manhã
|
8h30 - 9h30 Atividade 1. Atividade interativa: O discente deverá EXPLORAR conjuntamente com o docente os cenários produzidos no pré encontro: abordando os níveis de organização em ecologia apresentados no texto proposto. 10:15h-12:00 – Apresentação/Argumentação dos indicadores socioecológicos vinculados aos níveis de organização apontados nos cenários locais |
Tarde |
13h30 – 14h30. Aplicar o jogo “Cadeias Alimentares e a Dinâmica de Populações”. 14h30 – 15h Discussão da atividade (jogo); 15h20 min – 17h00 min Em grupos vocês irão ler, refletir e apresentar uma síntese do texto selecionado. Vocês deverão indicar forma(s) de aplicação do jogo na educação básica. |
8h30 - 9h30: Atividade 1. Atividade interativa
Durante a atividade 1, você e seus colegas irão realizar uma apresentação do material desenvolvido nas Atividades Pré-encontro 1 e 2 e participar da discussão com toda a turma, que será coordenada pelo professor.
Os temas a serem discutidos nessa manhã serão:
- Explorar os cenários produzidos no pré-encontro
- A partir da apresentação das imagens produzidas representando os níveis de organização em ecologia de cada contexto; trabalhar os conceitos chaves como:
1. Explorar representações de conjuntos fechados ou abertos?
2. Escala espacial e temporal destes níveis de organização?
10:15h-12:00: Apresentação/Argumentação dos indicadores socioecológicos, vinculados aos níveis de organização apontados nos cenários locais escolhidos por vocês
13h30 – 14h30: Aplicar o jogo “Cadeias Alimentares e a Dinâmica de Populações”.
14h30 – 15h Discussão da atividade (jogo)
Exposição dialogada do docente sobre Interações Ecológicas e discussão envolvendo as situações apresentadas dos cenários locais elaboradas por vocês.
15h20min – 17h00 min: Vocês devem fazer grupos para ler, refletir e organizar uma apresentação síntese do conteúdo do texto fornecido pelo docente indicando a forma de aplicação na educação básica.
Atividade Individual a ser entregue após o segundo encontro:
Incluir individualmente um plano de atividades que contemplem dois níveis de organização e citar duas propriedades emergentes, incluindo os temas que cada aluno irá trabalhar incluindo os conceitos para entregar para o professor. Reconhecer e descrever duas ameaças ambientais, identificar e explicar as ameaças existentes em cada nível de organização. A atividade individual da aula 1 e 2 serão uma única atividade como descrita acima e deverá ser entregue até uma semana depois da aula 2, para possibilitar a discussão no campo.
Práticas publicadas livremente na internet - LINK
Schoereder, J. H. e colaboradores. Práticas em Ecologia: incentivos a aprendizagem ativa. Editora Holos. 2012.