Bloco 4 - Ecossistemas e Conservação
A criação de áreas especialmente
protegidas para fins de preservação e conservação ambiental é parte da agenda
ambientalista internacional e vem sendo adotada como uma das principais
possibilidades de fomento à conservação dos ecossistemas. Além disso, no Brasil
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) institui explicitamente a temática das
Unidades de Conservação como conteúdo curricular de Ciências da Natureza (EF09CI12),
o que coloca um desafio a professores(as) que não tiveram contato com esses
tópicos em sua formação escolar e/ou universitária.
Tendo isso, a atividade pré encontro
estará centrada no contato inicial com dois documentos legais que sintetizam e
orientam a política e gestão ambiental com relação às unidades de conservação
no Brasil. São eles: O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da
Natureza (Brasil, 2000) e a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de
Povos e Comunidades Tradicionais (Brasil, 2007).
Vocês poderão se organizar em pequenos
grupos (até 5 pessoas) para desenvolver a atividade de modo colaborativo.
Recomenda-se que o grupo seja composto por pessoas do mesmo município.
ATENÇÃO: Esta é apenas uma sugestão de organização. Caso não seja possível, a atividade pode ser realizada por grupos residentes em municípios próximos, ou mesmo de forma individual. A intencionalidade maior é que tenham um olhar para seus territórios, identificando as unidades de conservação presentes (o que poderá ser um possível substrato para ações de ensino em suas salas de aula).
A atividade consistirá na leitura dos dois documentos legais e a produção de:
1) Um
mapa mental colaborativo buscando conectar e caracterizar os principais
conceitos e definições que aparecem nos documentos legais
2) Um
levantamento das Unidades de Conservação da Natureza que estão contidas na área
de seu município (ou, se não houver, em uma área circunvizinha) e suas
características gerais: Exemplo: trata-se de uma unidade de conservação
federal, estadual ou municipal (ou de propriedade privada)? São território
ocupado por população tradicional? Seus planos de manejo estão em
funcionamento?
Para
o desenvolvimento dos mapas mentais, poderão ser utilizadas diferentes
ferramentas (a depender da avaliação do grupo). Algumas sugestões são os
seguintes sites, que permitem a produção de mapas mentais de modo assíncrono
e colaborativo:
www.coggle.it
www.mindmeister.com
|