Bloco 5
BLOCO 5: BIOLOGIA REPRODUTIVA , SAÚDE E SOCIEDADE
Objetivos:
1) Reconhecer os diferentes níveis de diferenciação biológica do sexo;
2) Relacionar os ductos mesonéfricos, paramesonéfricos e os componentes da genitália externa indiferenciada com as estruturas deles derivadas nos indivíduos XX e XY bem como em outras representações do sexo genético;
3) Relacionar a ação dos hormônios hipofisários e gonadais (eixo hipotálamo-hipófise-gônada) no processo de gametogênese e no ciclo reprodutivo;
4) Identificar e compreender como hábitos de vida, doenças, e outras condições podem alterar/comprometer o controle hormonal do sistema genital e podem interferir na sexualidade;
5) Refletir sobre o Programa Saúde na Escola e a promoção da saúde e da educação sexual.
Aula 1
ATENÇÃO: Esta aula tem uma ATIVIDADE PRÉ-AULA!
- PRÉ-AULA: Material de apoio para o encontro presencial
1) Diferenciação biológica do sexo e do sistema genital
Objetivo: Compreender níveis da diferenciação sexual biológica – sexo genético, sexo gonadal e sexo fenotípico – bem como as características da gônada, do trato genital e da genitália externa.
2) Consolidação dos conceitos
Objetivo: Contextualizar e aplicar os objetivos 1 e 2.
ATENÇÃO: Aqui podem ser usadas diferentes opções de atividades:
3) O ciclo reprodutivo na puberdade e na fase adulta
Objetivos: Compreender a relação entre os hormônios hipofisários e gonadais e a gametogênese feminina e masculina e interpretar as mudanças cíclicas que ocorrem nos ovários e no útero durante os ciclos reprodutivos.
Aula 2
ATENÇÃO: Esta aula tem uma ATIVIDADE PRÉ-AULA!
- PRÉ-AULA: Material de apoio para o encontro presencial
- Textos
ISTs - LINK
Programa Saúde nas Escolas (PSE) - LINK
- Vídeo
Identidade e gênero -
1) Métodos contraceptivos e ISTs
Atividade 4 – Métodos contraceptivos
Atividade 5 – ISTs
Discussão em aula (não há roteiros para estas atividades)
2) Educação para a sexualidade
Atividade 6 – Roda de discussão sobre o Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Educação para Sexualidade na perspectiva cidadã
Troca de experiências com relatos de casos pessoais ou de ouvir fala
Vídeo-problematizador para discussão: (clipe da música Flutua, Johnny Hooker e Liniker) -