Bloco 2
Objetivos do Bloco 2:
Entender como variabilidade é gerada em organismos pluricelulares;
Apontar a mutação como gerador de variabilidade e como esta variabilidade pode ainda ser combinada de diferentes formas através da meiose e de cruzamentos na reprodução sexuada.
Associar os processos de divisão celular com a geração de células especializadas.
Conceitos fundamentais:
Mitose e Meiose; geração de variabilidade nos organismos; divisão celular e segregação independente; mutação; gene; alelo; locus; genótipo; fenótipo; cromossomo; homozigoto; heterozigoto; crossing over.
Caras (os) alunas (os),
Leia o roteiro com atenção de maneira que fique claro para você o conjunto de atividades e tarefas que serão realizadas no bloco 2.
Procure dedicar um tempo para as leituras sugeridas no pré-encontro e no pós-encontro pois auxiliarão você a recordar conteúdos estudados na graduação que, com certeza facilitarão a compreensão das atividades programadas para os 2 encontros do bloco, organizados em (i) pré-encontro, (ii) encontro 1, (iii) pós-encontro 1 e (iv) encontro 2, de maneira a contemplar a participação e o envolvimento dos alunos pelo período de 2 semanas.
Para os encontros presenciais estão propostas atividades diversificadas, de maneira a contemplar os conceitos fundamentais do tópico. Em cada turno do encontro estão previstos momentos de discussão e a realização de pelo menos uma atividade. Cada atividade consiste em (i) compreensão do objetivo da atividade, (ii) realização da atividade pelos alunos (em grupo ou individual) (iii) responder as questões levantadas pelos alunos, caso não estejam inseridas ao longo da atividade e (iv) discussão com o professor sobre a execução e compreensão da atividade.
Cabe ressaltar que o objetivo deste bloco não é rever as fases da mitose e meiose e sim entender sua importância, como se relacionam e como são essenciais na transmissão da informação genética no organismo e entre gerações de indivíduos embora também promovam a diversidade genética nos indivíduos da espécie."
Pré-encontro
Leituras básicas:
- Garcia, A.B.; Macedo, J.M.B. Biologia Molecular. V. 2. Módulos 2 e 3. 3ª edição. Fundação CECIERJ. Consórcio CEDERJ.2009 - LINK
Outras fontes: caso você tenha fácil acesso às referências abaixo listadas, elas podem contribuir para revisão dos conceitos ou complementação dos conteúdos trabalhados no bloco 2.
- Alberts, B. e colaboradores. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed, 6ª edição, 2017.
- Griffiths, A.J e colaboradores. Introdução à Genética. 11ª ed. Guanabara Koogan. 2019.
- Menck, C. F. Genética Molecular Básica. 1ª ed. Grupo GEN, 2017.
- Pierce, B.A. Genética: um enfoque conceitual. 5ª ed. RJ. Editora Guanabara Koogan. 2016.
- Snustad, D e colaboradores. Fundamentos de genética. 7ª ed. Ed. Guanabara Koogan. 2017.
Encontro - cronograma
Horário
Descrição da atividade
8h00 – 12h00
Atividade 1: Revendo conteúdos e revisitando conceitos.
Discussão sobre conceituação de genomas, cromossomos, cromatina, genes, alelos e mutação, fundamentada na tarefa realizada no pré-encontro.
Atividade 2. Investigando os conceitos de genes e alelos.
13h00-17h00
Atividade 3. Geração de variabilidade: uma analogia.
Atividade 2:
Esta atividade foi concebida levando em conta uma proposta investigativa, visando a compreensão de dois conceitos chaves para o entendimento do bloco: 1) os conceitos de “alelos” e “genes” e 2) os mecanismos moleculares que podem ser responsáveis pela geração dos diferentes alelos.
Atividade 3:
Imagine-se em uma biblioteca simples de um pequeno município brasileiro e você é o responsável. Esta atividade trabalha a geração de variabilidade de forma lúdica e está organizada em três partes. Procurem compreender os conceitos-chave trabalhados em cada parte para, ao final participarem ativamente da discussão geral da atividade.Pós-encontro
Atividades para avaliação do aprendizado: atividade individual e em grupo
Encontro 2:
Horário
Descrição da atividade
8h00 – 12h00
Discussão das atividades avaliativas (pós-encontro 1)
Atividade 4: Associação da meiose com a segregação de alelos.
13h00 – 15:30h
Atividade 5: Composição dos alelos nos tipos celulares somático e germinativo.
15:30 – 17h00
Fechamento da aula: relacionar as atividades e os exercícios trabalhados com os objetivos e conceitos do bloco.
Interação entre conteúdos trabalhados no bloco e AASA.
Alunos irão trabalhar os conceitos fundamentais de divisão celular e variação usando diferentes materiais, como barbantes coloridos e etiquetas, massinha de modelar ou papel. As IES têm autonomia para escolher o protocolo da atividade.
Poste aqui sua atividade
Atividade 5:
A atividade consiste em 2 exercícios (1) os processos de divisão celular na gônada masculina humana e (2) identificação de genótipos parciais na microgametogênese em Angiospermas, e pretende instigar os mestrandos a associar uma determinada linhagem com divisão celular e transmissão de alelos.