Bloco 5
Objetivos:
- Entender a aquisição da multicelularidade, que envolve a proliferação e diferenciação celular;
- Compreender o processo de gastrulação e o potencial de diferenciação dos folhetos embrionários;
- Caracterizar a diversidade e a integração celular na organização dos diferentes tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas;
- Reconhecer a função dos genes do desenvolvimento e das moléculas sinalizadoras na formação dos tecidos, órgãos e sistemas;
- Propor atividades investigativas que integrem os conhecimentos fundamentais de biologia celular, embriologia, evolução, genética, histologia e anatomia, no escopo da biologia do desenvolvimento.
Conceitos fundamentais:
A multicelularidade e a proliferação e diferenciação celular. Processo de gastrulação (movimentos morfogenéticos) e diferenciação dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma). Diversidade na formação dos tecidos (epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso). Integração dos tecidos na formação dos órgãos e sistemas (forma e função). Moléculas sinalizadoras e a organização de tecidos, órgãos e sistemas. A participação dos genes do desenvolvimento no estabelecimento dos planos corporais. Compreensão da biologia do desenvolvimento e da morfologia no EM através da abordagem investigativa (proliferação celular nos tecidos e na clivagem, diferenciação e morte celular, regeneração tecidual, anomalias congênitas).
Pré-encontro
- Atividade 1: Revendo conteúdos e revisitando conceitos (Individual)
Determine se a sentenças são verdadeiras ou falsas. Você pode recorrer aos recursos recomendados para o bloco antes de respondê-las.
Esta atividade deve ser feita antes do encontro para fundamentar a primeira atividade da aula presencial. Utilize as informações dos vídeos e leituras recomendados para fundamentar sua resposta.
Obs. pós encontro - a atividade foi novamente aberta para quem quiser testar os conhecimentos e/ou ver o gabarito.
Encontro presencial 1
- Atividade 2 : A multicelularidade e a formação dos folhetos embrionários
- Atividade 3 – Diferenciação dos tecidos e organização de órgãos e sistemas.
A atividade está prevista para ser realizada em 4 horas, o que viabiliza a análise de lâminas histológicas, de imagens, atlas virtuais e outros recursos didáticos disponíveis nas IES.
Constam do Roteiro do Professor 4 propostas sendo que ele tem autonomia para trabalhar a que considerar mais adequada ao perfil dos alunos e a infra-estrutura da IES.
É fundamental que a atividade seja realizada e discutida em sala de aula, constando de atividades em grupo e individual, incluindo atividade/exercício.
A proposta 1 será adotada para esta atividade:
- Atividade 3: Diferenciação dos tecidos e organização de órgãos e sistemas.
Objetivo: Caracterizar a diversidade e a integração celular na organização dos diferentes tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas
Duração: 4 horas
No contexto desta atividade são propostos 2 exercícios que vão colaborar para a compreensão da diversidade tecidual (origem, organização e função) bem como sua integração na formação de órgãos e sistemas (forma e função), utilizando diferentes ferramentas. No primeiro trabalharemos imagens histológicas de diferentes tecidos, retiradas de livros ou atlas de histologia, para identificação das principais características de cada tecido e órgãos bem como sua origem embrionária. No segundo, utilizaremos a microscopia digital para o reconhecimento de células, tecidos e órgãos.
Exercício 1: Reconhecendo tecidos e órgãos utilizando cartões
Realizado em grupo
Atividade desenvolvida pela profa. Juliana Monteiro Pirovani (UFES).
- A atividade consiste em relacionar os cartões dos órgãos com os cartões dos tecidos e apresentar as justificativas para a escolha, considerando as características dos tecidos.
- A turma deve ser dividida em quatro grupos.
- Cada grupo apresenta suas escolhas e justificativas que podem ser anotadas no quadro.
- Após a apresentação dos grupos ou mesmo durante a apresentação, discutir se as características apontadas estão corretas ou não.
- Ao final, para sistematizar, é elaborado um quadro com os principais tecidos analisados pelo grupo bem como suas características.
Exercício 2: RECONHECIMENTO DE CÉLULAS, TECIDOS E ÓRGÃOS EM PREPARADOS HISTOLÓGICOS DIGITALIZADOS
Atividade desenvolvida pelo prof. Francisco Amanajás (UFPE).
Realizado de maneira individual
Material: Os laminários e preparados histológicos (lâminas) digitalizados são recursos tecnológicos inovadores que possibilitam a experimentação em conteúdos que envolvam a utilização da microscopia óptica. Para a realização da tarefa é imprescindível o uso de computador (e/ou tablet e/ou smartphone) conectado à internet. Também será necessário que se capture imagens (através de “print” ou mesmo fotografando a tela) e que se editem as fotomicrografias a serem obtidas de acordo instruções contidas no formulário eletrônico que será disponibilizado.
Em complemento à atividade, foram observadas lâminas da coleção histológica da UERJ como Exercício 2 (ao invés de laminário digital)- Atividade Pós-encontro 1: Atividade avaliativa individual (baseada em questões de múltipla escolha
- Fechado: domingo, 9 Jul 2023, 23:59
Pré-encontro 2
- Atividade 4: Morfogênese sob a perspectiva da diversidade biológica - Leia atentamente o roteiro da atividade e realize as tarefas solicitadas.
Leitura:
Hartfelder, K. 2006. Genética do Desenvolvimento e Evolução dos Grandes Grupos de Animais. Genética na Escola 01.02, 93-100 (2006).
Encontro presencial 2
- Atividade 4 - Morfogênese sob a perspectiva da diversidade biológica.
A atividade 4 inicia com a discussão da tarefa individual realizada no pós-encontro 1, prosseguindo com tarefas que serão realizadas e discutidas no Encontro 2. Atentar para a última parte da atividade, que necessita de materiais específicos para sua realização .
- Atividade 5 – Trabalhando os conteúdos do Bloco 5 de forma integrada e/ou investigativa.
Constam do material do professor 3 propostas que versam sobre diferentes temas e que o professor tem autonomia para escolher (1 ou 2) , de acordo com o interesse dos mestrandos e a expertise do professor. Outra opção é os alunos, organizados em grupos, escolher a proposta de seu interesse e ao final da atividade fazer uma breve apresentação.
- Anomalias Congênitas
- Desenvolvimento Embrião de ave
- Regeneração Tecidual ( estudos em planária e lagartixa)
Fechamento da aula e do Tema 1 – relacionar os objetivos e conceitos com as atividades e os conteúdos trabalhados no Bloco 5 , e se possível, integrar o conteúdo do presente bloco com alguns objetivos e conceitos trabalhados nos demais blocos.