Bloco 4
Objetivos:
- Reconhecer os grandes grupos de fungos a partir de uma abordagem evolutiva, entendendo os principais eventos que resultaram em diversificação e que caracterizam as principais linhagens de fungos.
- Debater a origem polifilética das algas a partir de cianobactérias, passando pelos eventos de endossimbiose em série que deram origem a esta diversidade;
- Discutir a diversidade e a importância dos fungos e das algas.
- Atualizar o conhecimento sobre a diversidade e as adaptações dos grandes grupos de plantas (embriófitas).
- Reconhecer os padrões gerais na arquitetura e na fisiologia de Metazoa, bem como algumas variações nos diferentes grupos zoológicos.
- Reconhecer a filogenia dos animais como o sistema geral de referência para interpretar e compreender as variações na forma, na função e a evolução dos animais.
Conceitos fundamentais:
Características gerais dos fungos, fungos macroscópicos, fungos microscópicos, taxonomia e importância dos fungos (ecológica, saúde, industrial...). Definição de algas, importância ecológica e econômica, teoria endossimbiose serial (cloroplastos) e a origem de algas, e características gerais (diversidade-ocorrência). Evolução das algas verdes e das embriófitas, diversidade de plantas: crescimento primário e secundário, características morfológicas e anatômicas típicas dos vários órgãos das plantas. Características gerais dos Metazoários, variação na arquitetura e na fisiologia dos principais grupos, filogenia como referência para compreensão da variação na forma, função e evolução dos animais.
Prezados mestrandos,
No bloco 4 (Diversidade Biológica) serão abordados conceitos fundamentais e conteúdos relacionados às algas, fungos, plantas e animais, visando contemplar os objetivos do Tema 1, principalmente sob o enfoque da diversidade. As IES tem autonomia para organizar o bloco (pré-encontro 1, encontro 1, pós-encontro 1 e encontro 2) da maneira que considerar mais adequada para a aprendizagem. Assim, siga as orientações de sua IES e participe ativamente de todas as atividades/tarefas apresentadas no bloco. Está prevista avaliação em grupo e individual em algum momento do bloco, seja durante os encontros ou no pós-encontro 1.
Quando da discussão do bloco, foi definida a carga horária das atividades dos encontros (1 e 2) que ficou assim distribuída:
- Atividade Algas – 3 horas presenciais,
- Atividade Fungos – 3 horas presenciais,
- Atividade Animais – 5 horas presenciais,
- Atividade Plantas - 5 horas presenciais.
Estruturação do Bloco
- Fechado: segunda, 24 Jul 2023, 23:59