Bloco 1
Objetivos do bloco 1:
- Entender as formas de classificações, com ênfase em classificações biológicas e sua relação com a filogenia.
- Identificar os diferentes níveis de organização taxonômica.
- Interpretar árvores filogenéticas, identificando tempo relativo, relações de parentesco e capacidade preditiva.
- Investigar tipos de similaridades (homologias e homoplasias) utilizadas em métodos para a geração de hipóteses de relacionamento filogenético.
- Discutir sobre nomenclatura e estabilidade de nomes científicos.
Conceitos fundamentais
Classificação biológica, taxonomia, nomenclatura, hierarquia, níveis de organização taxonômica, similaridades (homologias e homoplasias), simplesiomorfias, sinapomorfias, grupo irmão, hipóteses filogenéticas, agrupamento monofilético, agrupamento parafilético, agrupamento polifilético.
Pré-bloco (opcional)
1) A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS E A PREVISIBILIDADE EM BIOLOGIA de Russo (2020).
Assista às aulas. É um curso de três aulas remotas da USP sobre Sistemática Filogenética.
Explore a página. Explore a página Entendendo Evolução. O site apresenta glossário, dicas e planos de aula sobre várias temáticas em evolução.
1º encontro
Horário
Descrição da atividade
Local
Pré-Encontro
Sala de Leitura
Assista às aulas
Explore a página
AVA
8h00 – 12h00
Atividade 1. A importância da classificação. Exercício de classificação e apresentação as das diferentes classificações propostas. Grupo 2 ou 3 alunos.
Atividade 2. Exposição dialogada sobre sistemática filogenética. Sistemas de classificação, árvores filogenéticas e sistemática filogenética. Grupos apresentam seus resultados da atividade 1.
Em sala
13:00-17:00
Atividade 3. Vídeo e debate. Apresentar vídeo Nós os fantásticos seres vivos ou outro semelhante. Discussão sobre critério universal para classificação biológica, hierarquia da classificação Linneana e como isso possibilita isomorfia com a filogenia. Turma toda.
Atividade 4. Leitura de árvores filogenéticas. Atividades de leitura e interpretação de uma árvore filogenética. Grupo 2 ou 3 alunos.
Em sala
Pós-encontro
Atividades para avaliação do aprendizado: Múltipla escolha e discursiva
AVA
Horário
Descrição da atividade
Local
8h00 – 12h00
Atividade 5. Discussão sobre a avaliação interblocos.
Atividade 6. Estabilidade da Taxonomia. Atividade sobre estabilidade e universalidade do nome científico e como isso permite uma comunicação clara e precisa. Grupo 2 ou 3 alunos.
Em sala
13:00-17:00
Atividade 7. Previsibilidade da classificação biológica. Atividades relacionadas à previsibilidade da classificação biológica apenas quando essa reflete a filogenia. Grupo 2 ou 3 alunos.
Atividade 8. Fechamento do bloco: objetivos, atividades e avaliações.
Em sala
- Aberto: quinta, 27 Abr 2023, 11:15Fechado: segunda, 8 Mai 2023, 11:15
- Aberto: quinta, 27 Abr 2023, 11:17Vencimento: quarta, 3 Mai 2023, 23:59